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O mercado digital está em constante mudança e o marketing digital busca maneiras de chegar até o consumidor. Com a pandemia do novo Coronavírus e o fechamento de lojas e estabelecimentos comerciais, muitas empresas viram no digital uma nova forma de explorar o mercado de vendas.

Como aplicar o inbound marketing?

Existem várias técnicas de vender no meio online e uma delas é através do inbound marketing. Esta é uma técnica que trabalha com conteúdos de qualidade para transmitir conhecimento e segurança para possíveis clientes, usando do mecanismo de atração de pessoas interessadas no seu negócio.

Assim como numa loja física, uma grande quantidade de visitas em sites e curtidas em redes sociais não quer dizer que aquelas pessoas são seus clientes. Por isso, é melhor ter uma quantidade reduzida de pessoas que tem interesse no seu negócio do que uma infinidade de pessoas  apenas uma minúscula parcela consumir seus serviços ou produtos.

Mas… o que é Inbound Marketing?

Também chamado de marketing de atração, o inbound marketing trabalha com várias técnicas e a principal é a atração de pessoas certas para seu negócio com a intenção de resolver seu problema ou necessidade.

Essa pessoa, ou lead, é alimentada constantemente com conteúdos de valor e instigada a comprar o produto ou contratar o serviço de sua empresa, criando assim, um ciclo de vendas para sua empresa.

Com esses conteúdos, o visitante do seu site ou blog começa a ganhar confiança na sua empresa por você mostrar a ele que entende do problema que está tirando o sono dela. Porém, da origem do problema até a efetivação da venda, leva um período de tempo, ou seja, é uma conquista a longo prazo.

Vendedor X Inbound Marketing

Vendedor versus Inbound Marketing

Outbound e Inbound Marketing

A profissão do vendedor é uma das mais antigas do mundo. Nesta atividade, em apenas uma visita ao cliente, o vendedor consegue identificar as necessidades do comércio e oferecer um produto ou serviço que resolva seu problema.

Já no inbound marketing, os possíveis clientes podem estar na internet. A partir disso, com a utilização dos mecanismos de atração, um grupo de pessoas com o mesmo interesse pode estar disposto a consumir seu produto ou serviço.

Quando a empresa adota o inbound marketing, o vendedor não precisa mais ir até o cliente. Isso é possível porque o cliente vem até sua empresa pelas técnicas de conquista. A partir deste momento, o vendedor precisa seguir com o processo venda porque todas as etapas anteriores já foram feitas gerando um contato muito mais qualificado. Mas isso não é uma competição, longe disso! Um complementa o trabalho do outro. Pois o inbound marketing conquista o cliente e o vendedor finaliza a venda.

Mas, você deve estar se perguntando…

Como o cliente é seduzido pelo conteúdo e confia na empresa?

Usamos de alguns canais (aliás, canais bem conhecidos por você) para alimentar essas pessoas e estimulá-las a comprar.

  • Blog

Onde está concentrado a maior parte do conteúdo. O usuário visita constantemente para ter mais informação e passa a ter mais confiança porque sua empresa pode mostrar que entende do assunto e pode ajudá-lo a resolver o seu problema. Conheça alguns tipos de conteúdo para criar em seu blog.

  • Site

Suas referências ficam nesse canal para você vender seus produtos e/ou serviços. Com as investidas nos conteúdos, as pessoas se sentirão atraídas para conhecer melhor sua empresa.

  • Mídias Sociais

Nas mídias sociais acontece a aproximação na relação da empresa com os clientes que é feito pelas redes sociais e por mensagens instantâneas. Esse é, portanto, o momento de mostrar que você se importa com eles e tem um grande apreço tratando como se fosse um amigo.

  • SEO

O Google é o maior buscador de informações e sua empresa precisa estar bem posicionada, tirando dúvidas, resolvendo os problemas das pessoas e sendo um canal de atração para seu site e blog.

  • E-mail

Neste canal, os leads ficam por dentro de todas as novidades, além de ser prático. Você consegue mandar comandos que por outros canais não são viáveis. Ainda pode personalizar de acordo com o grau de interesse do lead.

  • Marketing de conteúdo

Sem conteúdo não existe inbound marketing. O marketing de conteúdo está presente em todos o processo do inbound marketing até a entrega do cliente para o pessoal de vendas. É o mecanismo que atrai, converte e conquista as pessoas.

Todos esses canais e técnicas do inbound marketing levam a pessoa a fazer uma trajetória, desde quando conseguimos atrair essa pessoa para entender o que ela está passando até a solução do seu problema. Chamamos de A Trajetória do Cliente.

A trajetória do Cliente: o caminho da fidelização

A jornada do cliente nada mais é que o caminho que uma pessoa percorre para chegar ao ponto final (que no nosso caso é a venda). É um processo e a largada é dada pelo interesse da pessoa em entender sua necessidade, passando pela credibilidade e confiança na sua empresa até o fechamento da venda.

A decisão de compra do cliente acontece em 3 etapas:

1ª etapa da trajetória do cliente: Origem

A primeira etapa é a separação d pessoas interessadas nos assuntos relacionados ao seu negócio. Aqui ela descobre uma necessidade e começa a pesquisar como vai resolver. Faz umas pesquisas na internet, visita vários sites, blogs e redes sociais.

2ª etapa da trajetória do cliente: Conhecimento

Neste momento, ele descobre que no seu site e nas suas mídias sociais tem informações que podem ajudar a entender melhor a sua necessidade. A visita nas mídias sociais se tornam constantes querendo te conhecer melhor e entender esse novo mundo.

O visitante sabe que você pode ajudá-lo. Você já nutriu ele com tudo que ele precisava entender e confia em você a ponto de deixar os dados pessoais dele em troca de materiais valiosos. Baixa e-books, se inscreve para receber e-mails qualificados e newsletter.

3° etapa  da trajetória do cliente: Solução

Aqui, o lead já conhece a necessidade de cabo a rabo e descobre que não pode resolver o problema sozinho, que precisa contratar alguém de sua confiança para resolver esse problema para ele e você, que esteve durante este longo período nutrindo-o, pode ser a pessoa a quem ele pode contar. Agora é a hora de você se mostrar capacitado para tê-lo como cliente ao mostrar um diferencial nos seus serviços.

Quer aprender mais sobre o inbound?

Fizemos neste texto um apanhado de informações que desdobraremos nos próximos conteúdos do blog. Se quiser entender mais sobre o universo digital, o inbound marketing e como você pode aplicar na sua empresa, baixe nosso e-book gratuitamente:

E-book Uma Introdução ao Inbound Marketing