Você já deve ter ouvido falar em Comunicação Integrada. Provavelmente, como uma das melhores formas de comunicar ao seu público, o que realmente é. Grandes empresas não abrem mão de suas ações de comunicação serem integradas porque sabem que esta atitude garante o sucesso de campanhas que viram cases poderosos. Mas você sabe mesmo quais são as competências da Comunicação Integrada? Vamos aprender?!
Comunicação integrada e CIM
Bom, primeiro, é preciso esclarecer que autores renomados tratam este termo de forma distinta. Ou melhor, há duas definições para dois termos semelhantes que você precisa conhecer:
- Comunicação Integrada
Para o grande nome brasileiro na área de Relações Públicas, a autora Margarida Kunsch, comunicação integrada é “uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica”. Ou seja, para Kunsch, trata-se de uma integração entre as áreas convencionais da comunicação em uma empresa, abrangendo a comunicação mercadológica, interna, administrativa e institucional. Estas áreas formam o mix de comunicação organizacional e quando suas ações comunicam de forma harmoniosa, ainda que respeitadas as peculiaridades de cada área, tem-se uma comunicação integrada.
- Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
Esta definição é usada pelo “papa mundial do Marketing”, Philip Kotler, para designar “uma maneira de ver todo o processo de marketing do ponto de vista do receptor da comunicação”. A filosofia aqui é diferente daquela pregada por Kunsch, já que Kotler alerta para a importância de voltar toda a comunicação de marketing para o consumidor. Mas há a convergência nas intenções no que diz respeito aos setores envolvidos. Aproximando-se à definição da autora de Relações Públicas, Kotler também diz que para a comunicação de marketing ser integrada ela precisa envolver TODOS os membros de uma organização.
Bom, fechando os estudos teóricos, vamos explicar o que isso significa em termos práticos.
Como fazer comunicação integrada?
Em síntese, o que os grandes estudiosos da comunicação querem com todas estas definições é apresentar a melhor maneira de realizar uma comunicação eficiente. Essa é realizada quando são envolvidas diferentes áreas da comunicação (como Relações Públicas, Publicidade, Assessoria de Imprensa, Marketing…) em um mesmo objetivo e transmitindo igual ideia em suas mensagens, apesar das diferentes formas de apresentá-la. Todos os funcionários de uma empresa também devem transmitir a mensagem que a companhia deseja, seja na forma de atender ao público, seja na roupa que utiliza ou na postura comportamental. Com uma mensagem coerente, fica mais fácil de atingir o seu público, sempre pensando no que ele considera mensagem ao fazer a leitura da sua marca.
Assim,
COMUNICAÇÃO COERENTE DE UMA IDEIA POR TODAS AS ÁREAS DE phentermine success stories COMUNICAÇÃO
+
CONHECIMENTO DA MENSAGEM E ENVOLVIMENTO DE TODOS OS REPRESENTANTES DA EMPRESA
+
ATENÇÃO À LEITURA DO PÚBLICO SOBRE O QUE É COMUNICADO PARA ELE
=
COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Como posso aplicar?
Se você é uma empresa de pequeno ou médio porte, deve estar pensando: “mas eu não tenho todos estes departamentos na minha organização nem tenho como fazer uma pesquisa aprofundada sobre comportamento do consumidor para saber o que ele pensa e comunicar da melhor maneira”. O que temos para te contar agora é que tudo isso é uma “filosofia de comunicação”. Claro que a CIM envolve um profissional de planejamento para que ela ocorra de forma mais condizente com as definições apresentadas. Mas não é uma regra.
Portanto, unifique a mensagem da sua empresa sempre que possível. Sabe como? Comunicando! Faça reuniões com a sua equipe periodicamente para que todos eles tenham a mesma ideia sobre determinadas mensagens que a sua organização quer passar aos seus clientes. Mantenha o fluxo de comunicação interno sempre bem alinhado para que o profissional de mídias sociais converse com o publicitário e com o responsável por responder e-mails. Certifique-se de que eles estejam passando a mesma mensagem para o seu público.
Além disso, simples formas de propaganda impressa, como flyers e cartões de visita, devem passar exatamente a mesma ideia da empresa que os posts no Facebook ou que o seu site e sua assinatura de e-mail. Padronizar a sua identidade visual é um caminho para conseguir isso.
Comunicação integrada digital
Reforçando um pouco do que foi falado acima, as imagens gráficas nas mídias sociais, no site e nas suas peças patrocinadas devem estar em sintonia. Tal como o que você escreve nos sites de redes sociais, no seu blog e as fotos que publica no Instagram. Não dá para fazer, por exemplo, um anúncio no Google super formal e quando o internauta chegar ao seu site se deparar com uma linguagem cheia de gírias (ou vice-versa).
Agora que você já está mais familiarizado com o universo da comunicação integrada, vamos fazer um exercício?
1º) Avalie separadamente, você mesmo, a comunicação por e-mail, os posts no Facebook (ou no blog) e o seu produto/serviço em si e escreva suas impressões sobre cada um (tente imaginar que é um cliente) e compare.
2º) Peça para um alguém que não conheça muito bem a sua empresa avaliar as mesmas mídias e dizer para você sobre cada uma: a impressão inicial e as conclusões depois que você explicar do que se trata seu produto/serviço.
3º) Compare as respostas dele com as suas e descubra o que pode ser melhorado para a sua comunicação ser ainda mais integrada.
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