Facebook para empresa , devo ou não estar presente ?
Este artigo é direcionado principalmente para os pequenos e médios empresários que ainda tem dúvidas sobre sua empresa estar ou não no Facebook.
Para quem ainda não teve acesso a esta informação, estamos falando de uma rede social que já ultrapassou 1 bilhão de usuários, só no Brasil já são mais de 90 milhões, isso na prática quer dizer que a possibilidade de encontrar seu consumidor nesta rede é altíssima, tudo vai depender da sua estratégia.
Em Janeiro de 2015, segundo o estudo da agência We Are Social , o Facebook foi a mídia social mais visitada pelos internautas seguida pelo Whatsapp
Diante destes dados, a pergunta correta não é “se” devo, mas na verdade “como” devo inserir a minha empresa no Facebook, pois caso você não cuide da imagem sua marca, ela estará presente na rede através da opinião de seus consumidores e até através de seus concorrentes.
Qual o primeiro passo?
É importante saber que para qualquer ação em que se deseja alcançar sucesso, é necessário um planejamento prévio, e para o Faebook não é diferente. Nem sempre será necessário um planejamento complexo, apenas respondendo algumas perguntas e se organizando, já é possível visualizar uma estratégia para não perder o foco.
Qual será o meu objetivo?
Criar uma loja virtual para vender meus produtos? Divulgar meu Blog? Divulgar meus produtos? Minha marca? Focar em pós venda? Melhorar as vendas? Você deve descrever seus serviços, mostrar opções e valores que destacam a sua empresa entre as concorrentes. É importante que tenha em mente aonde você quer chegar.
Quanto tempo irei dedicar a isso?
É importante deixar claro quanta dedicação será necessária, pois você pode notar neste ponto a necessidade de contratar alguém para esta função, ou até mesmo terceirizar o serviço.
Qual é o meu público?
Você melhor do que ninguém conhece o perfil do seu consumidor. Esta pergunta será importante na hora de encontrar o conteúdo certo para atingir seu público, também será importante na hora de promover a sua página.
Como o meu sucesso será medido?
Se você já tem em mente o seu objetivo, fica bem mais fácil encontrar os índices que dirão se sua página está realmente cumprindo o seu papel de acordo com o que foi traçado. Medir os resultados é extremamente importante para que você tenha sempre claro se seu trabalho está sendo efetivo e está trazendo retorno para a empresa.
Após ter estas informações organizadas, já é possível partir para a ação, criando a sua página, produzindo o conteúdo, medindo e adaptando sua estratégia para que a sua marca vire sucesso a cada dia.