Acompanhar o mercado contemporâneo de supermercados não é tarefa fácil, mas é determinante para a sobrevivência de empresas deste ramo. Estamos na chamada “Era da Informação” e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Eles exigem um saber mais aprofundado e a competição passa a ser forte no quesito inovação. Mas como lançar empresas tradicionais de supermercados na cultura digital?

A primeira questão que você deve ter clara é que para um supermercado ser moderno e estar inserido no mercado online ele não precisa necessariamente ter um e-commerce. Atualmente, muitas empresas de supermercados têm mergulhado fundo nesta ideia. Aliás, é uma ótima forma de digitalizar a empresa por completo. Mas não é sinônimo de entrar no mercado digital. Para isso, você deve entender os 3 pontos a seguir.

1) Os valores do supermercado devem ser transmitidos para o online.

Fazer marketing de supermercados na internet significa promovê-lo enquanto empresa de suprimentos de alta necessidade para a existência. Portanto, a segurança que você tem que passar no ambiente digital deve ser a mesma que você deve mostrar dentro do supermercado. As pessoas querem qualidade dos produtos, principalmente dos alimentos, e a exigência quanto a isso se reflete no que elas esperam da sua inserção na internet.

2) Preste atenção na experiência do consumidor!

Hoje, a experiência de compra vai muito além da troca monetária. A partir desta fase, tem início um importante período de relacionamento com o cliente. Isso porque a grande questão contemporânea não é como vender mais, mas como proporcionar uma boa experiência para o consumidor. Essa já se tornou uma qualidade esperada por ele com relação às empresas em que consome. Uma das atitudes que os consumidores contemporâneos esperam hoje das empresas é ter mais proximidade com elas, o que a internet proporciona facilmente. Vale ressaltar que a boa experiência do consumidor no relacionamento com a empresa é um dos principais motivos que o fará fiel a ela.

3) O que muda?

A exigência recai principalmente sobre os mecanismos de comunicação com o público e sobre a disponibilidade para abertura e proximidade pela internet. Desta forma, não this link dá para nenhuma empresa não ter um site e uma conta em alguma rede social em que se encontre seu público-alvo. Reinventar a comunicação com os seus clientes não é mais um diferencial, mas uma necessidade dos supermercados. Os clientes querem saber das promoções, quer que existam mais ações promocionais e campanhas, quer participar do cotidiano dos funcionários e também identificar que por trás da empresa há pessoas, não um computador.

Como inserir seu supermercado na internet

Agora que você já conhece a base, vamos para as etapas principais.

Análise inicial

Uma análise do seu público é fundamental para que você pense as ações online que deverá adotar. Saber rastrear o seu público pela localidade das suas lojas físicas também é importante. Afinal, de que adianta fazer publicidade de uma “oferta imperdível” da sua loja que fica no Rio de Janeiro se quem receber for do Ceará? Não é isso que você quer, certo?! Com esta análise, você irá determinar em quais sites deverá estar e qual o tipo de conteúdo que seus clientes esperam receber, se mais imagens, textos ou vídeos.

Canais e estratégias

Você deve ter pelo menos dois canais digitais para o seu supermercado. O ideal é, se forem dois, que um seja uma vitrine dos seus serviços, sua localidade, seus produtos e formas de acessá-los (pode ser um blog ou um site); e que o outro seja um canal de relacionamento com os seus clientes (dependendo do comportamento do seu consumidor, pode ser Facebook, Google Plus, What’s App…). Você pode ainda adotar o e-mail marketing como forma de se comunicar de maneira menos comprometida com o seu público, podendo enviar encartes de promoções, falar sobre campanhas publicitárias ou apenas oferecer de vez em quando um conteúdo que seja atraente para ele.

Mensuração dos resultados

Este é o momento em que você verifica se as estratégias adotadas no ponto acima estão dando resultado. Ainda que faça a análise inicial necessária, o público que você tem é único, não se iguala a outro que você tome como referência para iniciar o trabalho de marketing. Desta forma, pode ser necessário realizar ajustes e até trocar os canais e as estratégias. O importante é que esta mensuração seja constante. Porque o mercado avança, outros canais surgem e o consumidor passa a ter novas exigências periodicamente.

Agora que você já sabe como inserir o seu supermercado no meio digital, poderá tomar uma decisão mais sofisticada quanto ao que sua empresa realmente precisa. Conheça, sem compromisso, a Consultoria de Marketing Digital Asap10. Quem sabe a gente pode te ajudar?!