Escolha uma Página

Muito antes de ser comprada pelo Facebook, a mídia social para compartilhamento de fotos, Instagram, já se mostrava como uma oportunidade de negócios. Agora, mais do que antes, a compra do Instagram pelo Facebook fez com que o marketing nestas duas mídias fosse ampliado. Mas antes de falarmos desta integração, é importante que você conheça bem o Instagram. Já faz uso pessoal dele? Ótimo! Se ainda não faz, criar uma conta nesta mídia é uma boa forma de começar a entender como ela funciona e como o seu negócio pode ser aplicado nela. Agora, vamos te informar alguns dados essenciais para o marketing no Instagram.

 

Desvendando o Instagram

Primeiro, analise se o público do Instagram é o mesmo que sua empresa aspira alcançar. Nesta mídia social, há dados de pesquisas recentes que apontam que têm uma conta pessoal nela principalmente quem tem entre 15 e 35 anos. Isso demonstra que , se o objetivo de sua empresa é alcançar um público jovem, esta mídia pode ser a ideal. Isso porque muitos destes jovens que estão no Instagram podem até continuar usando o Facebook, mas já entram com mais frequência no Instagram para fazer a integração das mídias (fotos e vídeos) que publica, de modo a alcançar as duas redes de uma só vez.

midia social instagram

Mídia “social”

Esta é a função do Instagram! Ser uma mídia social para compartilhamento de fotos. Não esquecer isso é de suma importância para os seus negócios porque significa que ela se comporta de maneira similar às demais mídias sociais. Assim, deve-se mostrar os valores que mais preza na sua empresa através de fotos e vídeos do Instagram. Não publique nada que não tenha a ver com seu negócio ou com os valores e temas inerentes a ele! Não é porque a linha do tempo corre rápido ou porque a mídia é só visual que suas publicações não têm força de impacto. Aliás, muito pelo contrário… Já ouviu falar na máxima “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Sim, isso se aplica no Instagram!

 

Criando a conta no Instagram

Considerando o Instagram como parte importante do universo web, deve-se ter atenção ao criar uma conta  nesta mídia no quesito SEO! Então, o primeiro estudo que deve fazer antes de se inscrever é quanto ao levantamento sobre qual palavra é ideal para usar para que você tenha melhor ranqueamento nos sites de busca.

Apesar da limitação de caracteres para o nome no Instagram, deve-se sempre tentar, ao máximo, associar o nome da empresa ao seu serviço ou produto principal. Assim, mesmo que não pesquisem diretamente por você, se escrever o seu serviço/produto/ramo no nome da conta, terá uma chance maior de te encontrarem (por exemplo, o restaurante da empresa “Mustaf” pode criar uma conta no Instagram denominada “Restaurante_Mustaf”, ou ser mais específico, com “Mustaf_MassasÁrabes”).

Quanto às informações no seu perfil, coloque seus contatos (telefone, e-mail e site) e reforce os produtos ou serviços que vende. Também é legal colocar os valores corporativos, que pode ser pelo slogan.

 

Ferramentas

 minha empresa no instagram

Vídeos de 15 segundos

Você pode explorar esta ferramenta, divulgando uma parte do atendimento do seu serviço ou filmando seu produto, por exemplo. Pode ainda usar a função para postar depoimentos rápidos de clientes falando sobre você.

 

Integração

Aqui, você pode aproveitar para integrar com o Facebook as fotos e os vídeos do Instagram, no momento em que for publicar.

  • Dica: publique diretamente no Facebook apenas álbuns e vídeos maiores do que 15 segundos; no Instagram, publique fotos boas para divulgação em tempo real e os vídeos curtos, lincando ‘todos’ ao Facebook. Desta forma, o Facebook terá o mesmo que o Instagram, mas na fan page haverá um pouco mais, com dados profundos para pesquisa de quem busca por você; desta forma, o Instagram será usado mais como uma mídia de divulgação e o Facebook fica com a construção mais profunda sobre a empresa.

Outro ponto importante em integração é que você pode disponibilizar o link para compartilhamento no Instagram direto do seu site e de cada post e foto que você colocar nele; assim, você tem mais chances de conseguir divulgações espontâneas.

 

Localizações das fotos/Check-in

Sempre adicione! O Instagram cria, com cada check-in realizado, um mapa de suas publicações que pode ser acessado por qualquer usuário da mídia ao entrar no seu perfil. Desta forma, os seguidores verão os locais em que mais realiza trabalhos, dando a eles uma ideia de alcance dos serviços da sua empresa; o recurso “mapa de fotos”, disponível em cada perfil do Instagram também é relevante para que visualizem todos os locais em que sua empresa está, ou esteve.

 

Direct Messages

Este recurso deve ser utilizado com cuidado para iniciar conversas com os seguidores. Mas é bastante útil quando se observa que um mesmo seguidor interage em muitas de suas publicações e para quando fazem perguntas específicas sobre o serviço, demonstrando interesse. Através da mensagem direta, você pode respondê-los de forma privada. Mas nunca deixe de responder ao comentário nas fotos, diga algo como “vou te enviar uma mensagem, fulano”.

Também é um recurso que pode ser utilizado se você fizer uma análise dos últimos curtidores das suas fotos e vídeos relacionados a um tema específico e notar que se repetem as mesmas pessoas. Você pode criar uma publicação do tipo “Para você que está interessada em (…), separamos este conteúdo para você” (ex.: link de post do blog ou uma foto, um vídeo…).

Há também a opção de enviar uma mesma mensagem para vários perfis, mas faça isso apenas em caso de muita necessidade porque o contato pessoal é mais simpático, cativante e vendedor, porque mostra àquele usuário que ele é único, importante e que você está de olho nas preferências dele.

Através destas mensagens, também se pode fazer contatos profissionais com perfis de usuários que podem vir a ser parceiros dos seus serviços; ou ainda para sugerir parcerias de conteúdo e de divulgação, desde que não sejam concorrentes diretos (podem até ser se a atuação for em locais físicos diferentes).

hashtags instagram

Hashtags (categorização com hiperlinks)

Crie uma hashtag própria da empresa e também algumas por categorias de serviço. Mas não deixar de utilizar as mais mencionadas amplamente no Instagram e as que se referem ao tema do post que está fazendo. Também dá para fazer promoções, como descontos em serviços devido a uma época ou data específica, como, por exemplo (seguindo o exemplo do restaurante), “No dia da pizza, ganha x% de desconto no Mustaf Restaurante quem publicar uma foto de uma pizza explicando na legenda o que ela significa na sua vida. Regulamento aqui: (link para o regulamento no site/blog/ou Facebook).

 

Conteúdo

Um bom conteúdo no Instagram deve contar alguma história para sua rede. Deve ainda falar como um personagem e não como “empresa”. Essa pode adquirir uma personificação, com linguagem própria e humanização, sendo ainda como conselheira e especialista no seu assunto principal. Outras dicas sobre conteúdo no Instagram são:

 

  • Crie empatia com o seu público, dando o que é mais comum de a maioria que pode se interessar pelo seu serviço gostar. Mas sempre que possível, direcione para o seu negócio nas entrelinhas. Não esqueça de usar hashtags para atrair visitantes ao seu perfil e, consequentemente, potenciais seguidores.

 

  • Coloque fotos e vídeos que inspirem seu público naqueles interesses relacionados, em peças com frases (citações), dicas correlatas e imagens que lembrem o seu serviço/produto.
  • Pessoal, pois mesmo as páginas da empresa levam o seu nome; até mesmo para falar da equipe, usar um tom pessoal, pois passa mais credibilidade.
  • Se atender a diversos tipos de público, deve ter ainda mais atenção na ortografia e na linguagem, que deve ser semiformal (a linguagem semiformal é aquela que vemos comumente em revistas impressas: há um tom descontraído, mas com boa correção ortográfica). Ou seja, se o seu público for diverso, é preciso nivelar por cima, mas sem esquecer uma boa medida de descontração que as mídias sociais pedem.

 

Plano de conteúdo

É imprescindível a organização de fluxo e frequência de posts no Instagram, como em qualquer mídia social. Ainda que sejam fotos e que hajam momentos instantâneos propícios para a publicação, os perfis de empresa não podem nem devem relaxar no quesito planejamento. Um plano de conteúdo deve conter a indicação de quantidade de publicações diárias de fotos e vídeos e ainda a frequência com que isso será feito no decorrer da semana ou do mês. Também é importante a criação do que é chamado de “editorias”, ou seja, temas fixos para nortearem o trabalho de publicação. Para escolher estes temas, deve-se fazer um estudo do público primeiramente.

Um ponto importante para a manutenção da boa imagem da empresa na web é a unificação da identidade visual em todas as mídias em que estiver, principalmente as sociais. Assim, mantenha o desenho e formato da sua logo e defina cores para quando criar peças. É usual, em um trabalho profissional nas mídias sociais, montar um manual de identidade, pois assim você não se perde e esquece de colocar determinadas marcas em suas fotos. O ideal é que a logo ou assinatura sejam em um tamanho pequeno para que não atrapalhem o visual da imagem nem tirem a atenção dela, mas grande o suficiente para ser identificado como da sua marca.

Em suma, um plano de conteúdo deve conter:

  1. Fluxo de publicações (quantos por dia, por mês ou por “situações instantâneas”)
  2. Frequência dos posts (diários, semanais…)
  3. Editorias/Categorias (temas)
  4. Manual de identidade visual (para que as imagens se relacionem)

 

Relacionamento

Como mídia social, o Instagram é uma via de mão dupla e as empresas não podem ser estáticas, só publicando, elas devem interagir, adentrar o universo da rede de seus seguidores e de quem segue. Por isso, são necessárias estas ações:

  • Responda aos comentários em suas fotos (todos) e às mensagens diretas que receber.
  • Compartilhe fotos e vídeos de quem você segue, seja de empresas com negócio semelhante e complementar ao seu ou de seus clientes.
  • Curta posts relacionados aos seus serviços/produtos, ainda que sejam de concorrentes, e interaja com todo o universo relacionado ao seu.

Obs.: muito importante é não demorar muito tempo para a resposta, pois o Instagram é uma mídia que tem se tornado mais cobrada pela instantaneidade do que o Facebook (isso porque o Facebook foi criado primeiro no desktop e depois foi para o mobile; já o Instagram foi feito especialmente para dispositivos móveis).

 

Formas de divulgação

 

Existem diferentes maneiras de promover o seu perfil no Instagram e o conteúdo que produz dentro dele. Todas as formas são em diferentes momentos, olha só…

 

No momento da criação do perfil

Unifique a conta do Instagram com a do Facebook para que seus amigos daquele mídia sejam notificados que você está entrando no Instagram e poderem te seguir imediatamente.

 

Divulgação contínua

Coloque tanto o link do Instagram como o de outras mídias sociais na sua assinatura de e-mail. Assim, cada vez que você enviar e-mail a algum cliente atual ou potencial, ele visualizará os locais em que você está. Isso porque as mídias sociais não são apenas para encontrar o seu público, mas para fidelizá-los e lembrá-los continuamente que você existe.

 

Promoções/Concursos

Defina regras, faça um regulamento e tenha um prêmio atraente para seu público. Defina e explique no seu regulamento de forma clara a duração da ação e as formas de entrega do prêmio, além da definição correta sobre como participar e da descrição técnica do prêmio. Cite também qual ferramenta irá utilizar para realizar o sorteio ou como (e quem) irá julgar o vencedor em caso de concurso. Algumas formas mais populares de ações promocionais no Instagram são:

1) O usuário precisa curtir a foto

2) O usuário precisa comentar a foto

3) O usuário precisa postar uma foto (de um tema determinado) e colocar na legenda a hashtag definida para a ação

Maior vantagem do tópico “3”: mais pessoas visualizam a hashtag da sua marca e tendem a quererem participar também e, assim, conhecem e seguem a empresa, podendo se tornar um potencial seguidor (ou até mesmo um cliente futuramente!).

 

Anúncios

Até pouco tempo, apenas grandes marcas podiam anunciar no Instagram. Mas a plataforma abriu recentemente esta opção a todos os perfis. Tal como o Facebook, os públicos dos anúncios são escolhidos com base nos interesses identificados pelo comportamento dos usuários do Instagram. Uma grande vantagem da criação de anúncios no Instagram é que, por serem uma forma oficial e declarada de divulgação nesta mídia, permitem a inserção de hiperlinks nas postagens.


integracao de midias sociais

 

Instagram e Facebook

Este é mais um ponto de interseção entre estas duas mídias que pertencem à mesma empresa. Os anúncios no Instagram devem ser administrados no gerador de anúncios do Facebook e, por isso, tem as mesmas opções de personalização e segmentação. Um ponto bem interessante é a possibilidade de retargeting, ou seja, dá para você criar um anúncio que “siga” o usuário de uma mídia para outra.

 

Mensuração

Será que a estratégia utilizada está dando certo?

Após um determinado tempo de utilização de uma estratégia, como dois meses, por exemplo, que é um bom tempo para inserção e maturação estratégica nas mídias sociais, você deve avaliar criticamente se está conseguindo alcançar seus objetivos com esta mídia, que geralmente giram em torno de: divulgação, relacionamento, contatos para o negócio e interação.

Para mensurar, alguns dados devem ser escolhidos, como a quantidade de menções, de uso das suas hashtags, percentual e fluxo de crescimento dos seguidores em um dado período e outros, a definir de acordo com os objetivos traçados.

 

Então, já se convenceu de que sua empresa deve estar no Instagram? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário… Mas se quiser aderir agora mesmo ao marketing da sua empresa no Instagram, estamos prontos a te orientar com a Consultoria em Mídias Sociais ASAP10!