Afinal, o que é Copywritting?

 

Há muito tempo, os consumidores estão cansados de receber conteúdos promocionais de textos publicitários. Todos eles sabem ( e nós bem sabemos) que quando a empresa fala do seu produto ela só consegue enxergar os seus benefícios. É claro que aí entra o valor que o profissional confere ao lugar em que trabalha e aos produtos e serviços que representa. Não estamos falando aqui que as organizações devem falar das características ruins ou aquelas que os produtos deixam a desejar. Mas é de fundamental importância e consideração comunicar-se com o público consumidor tendo atenção ao que ele ganha adquirindo o que você oferece. Aí é que entra uma boa copy! E, para entender o que é copywriting você deve primeiramente conhecer outros conceitos e ter em mente que o seu público deve ser o principal beneficiado de maneira clara na mensagem.

 

O que seu público ganha com seu produto?

Bem, para simplificarmos a linguagem, vamos chamar de “produto” tudo o que sua empresa oferece (seja um produto em si, um serviço ou uma ideologia). Imagine você mesmo, o que te atrai mais quando vai comprar um computador: saber de características como capacidade de memória, placa de vídeo e disco rígido; ou saber que ele é um computador que se adequa totalmente às necessidades de um profissional liberal, ou de um empreendedor (seja o que você for, no momento)?

Claro que, a partir do momento que você souber que o computador foi feito de forma adequada às suas necessidades específicas enquanto profissional, você vai preferi-lo e não vai te importar muito pesquisar outros atributos técnicos. Isso não significa que você não se importe em saber qual processador ou memória do computador, mas que quando a empresa fala diretamente com o seu problema, apresentando uma solução para ele, as escolhas ficam muito mais claras.

Entendendo sua persona

Seja em textos publicitários tradicionais ou em copywriting, para conseguir desenhar para qual público uma campanha deve se dirigir, se cria uma persona. Isso é, um perfil imaginário de uma pessoa que seria uma compradora ideal do seu produto.

para que serve copywriter e o que é copywriting
Imagine o problema que ela tem que a leva a comprar seu produto. Pense em que solução direta você pode oferecer para que ela decida mais rapidamente pela compra na sua empresa. Ao montar a persona, você deve dar um nome (fictício) a ela, uma idade (dentro da faixa do seu público) e um motivo para que ela compre de você (ou vários). Para chegar a este motivo, a persona tem que ser descrita na sua intimidade.
Vá mais longe ainda… Raciocine qual seria o grande sonho desta persona que o seu produto poderia ajudá-la a chegar mais perto. E vá no sentido oposto também: “quais as grandes dores que esta persona tem hoje e que o meu produto ajudaria a solucionar?”; “e quais as dores que esta persona pode ter se não tiver o meu produto?”.  Depois, trace uma relação entre tudo isso e conte uma história, daquelas de livros (com começo, meio e fim), abrangendo: problema e solução, dores e sonhos.

É só isso?

Não! Copywriting não é apenas isso, mas este artigo traz uma explicação consistente e direta sobre o que se trata o termo. Porque copywriting é um trabalho de criação de um conteúdo que envolva a persona (ou seu público) de modo mais emocional do que racional. Todos os conteúdos das copys são feitos para mostrar um ponto de vista mais interessante, aquele de que seu público quer e precisa, sem ser apelativo para os benefícios do produto, e focando principalmente nos benefícios que a persona vai ter e que solucionará o problema que ela precisa resolver.

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