Escolha uma Página

Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia divulgada em 2015, 48% dos brasileiros usam a internet e
 ficam cinco horas por dia
 conectados (tempo que já supera o gasto com televisão).
 Entre esses, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo que 83% desses estão 
conectados no Facebook.
 (Observatório da Imprensa, dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015)

Desde que iniciei o curso de Facebook para empresários e profissionais liberais, venho recebendo algumas perguntas sobre a sua utilização como ferramenta para divulgação de empresas. A abordagem normalmente é: mas o Facebook não é uma ferramenta para relacionamento, bate papo etc.? Ou ainda: como minha empresa se encaixa neste contexto? Assim, a minha proposta com este texto é apresentar  informações para que você, empresário, visualize a potência que é o Facebook e entenda de que forma as pequenas e médias empresas também podem tirar proveito desta mídia.

O Facebook divulgou no dia 29 de julho de 2015
  que acabou de atingir 1,49 bilhão de usuários!
  A informação foi publicada no mesmo dia
  pelo site da Época Negócios.

Só este dado  já mostra uma grande  vantagem de estar nesta rede, mas mesmo assim alguns ainda podem questionar: mas isso é a nível mundial, como o Brasil está em número de usuários? Temos ótimos dados da recente pesquisa do IBGE publicada pela Techtudo: o Brasil já chega a 92 milhões de usuários (cerca de 45% da população nacional)!

Brasil é o sétimo país no ranking global de uso da Internet.
  (Convergência Digital, dados da Pew Research)

Na prática , como sua empresa pode tirar proveito disso ? 

De várias formas! Inicialmente, fazendo-se  presente e posicionando a sua marca de acordo com o que ela realmente representa.  Saiba que se você não fizer isso alguém pode fazer por você e o resultado pode não ser o que você espera. Além de construir e fidelizar seu público disponibilizando conteúdo de qualidade, você tem a opção  de anunciar no Facebook, que oferece uma grande variedade de formatos  de anúncio e  a possibilidade de segmentação. Por exemplo, é possível criar um anúncio para ser visualizado apenas por mulheres, com mais de 20 anos, moradoras da cidade de Juiz de Fora/MG. Este é um excelente recurso que possibilita  passar a sua mensagem para públicos específicos.

Brasileiro passa em média 5,3 horas por dia no computador pessoal,
diz pesquisa. (CanalTech, dados da Dell, em parceria com Ibope Conecta)

Mas você deve ter em mente que, apesar de todas as oportunidades disponíveis nas mídias sociais, em especial no Facebook, milagres não existem. Para obter sucesso,  é  primordial oferecer um produto ou serviço de qualidade a um preço competitivo e ao público alvo correto. E, claro, isso não é tão simples assim. Para transformar fãs em consumidores, será necessário que este canal esteja perfeitamente alinhado com os objetivos da sua empresa. Além disso, será necessário um bom planejamento, com objetivos claros e bem definidos.

Por isso, se você tem um produto ou serviço de qualidade e está disposto a entrar no Facebook de forma correta e profissional, saiba que esta ferramenta pode tornar-se uma grande aliada para a comunicação direta com o seu público. Com alguma criatividade e muito planejamento, o Facebook pode realmente fazer com que você melhore os resultados da sua empresa.