Você tem noção de quanta importância o Facebok tem hoje para a comunicação das empresas? Elas usam esta mídia social para o relacionamento com clientes, sua fidelização, divulgação de produtos/serviços, presença na web e reputação da marca. Mas como desenvolver um bom conteúdo e fazer a gestão correta da sua empresa no Facebook?

 

O que é o Facebook e como funciona?

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o ponto chave para a atuação da sua empresa nesta mídia social!

O Facebook é um site que tem como principal objetivo a formação de redes de relacionamento social. Ou seja, as pessoas se conectam entre si e compartilham em seus perfis acontecimentos do seu cotidiano. Estes posts aparecem na timeline dos amigos (conexões) que possuem na rede. E estas conexões formam “redes sociais”. As empresas entraram já há bastante tempo para fazer parte da vida social dos usuários do Facebook. Mas muitas se esqueceram desta sua principal função: socializar; juntamente com descontrair e compartilhar momentos e histórias.

 

Minha empresa no Facebook

Seja qual for o ramo de atuação da sua empresa, ela não deve se comportar no Facebok de modo sério nem institucional. Há outros lugares para ela se comportar assim, como no site ou no LinkedIn. Quem entra no Facebook deve manter o padrão de postagens e comportamentos que as pessoas esperam ao navegar na mídia. Fan pages que quebram este fluxo de comportamento dificilmente obtêm sucesso no Facebook.

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Conteúdo: o que, como e quando postar?

Para definir o conteúdo da sua página, é preciso uma análise inicial do seu público e do comportamento dele no Facebok. Mas, com base na função do Facebook, algumas regras são válidas para serem aplicáveis a todos. São estas:

  • O que postar

Pessoas! Sejam funcionários ou modelos em bancos de imagens. Se você parar para observar a sua timeline vai ver que a maioria das fotos são sobre pessoas e o que estão fazendo. Por isso, ainda que você faça um anúncio, não abra mão de imagens que humanizem a sua empresa.

  • Como postar

Histórias! Os perfis contam o tempo todo detalhes de suas vidas e de acontecimentos em que estiveram envolvidas. Faça o mesmo: conte algo interessante sobre pessoas, sejam clientes ou funcionários, ou ainda sobre um assunto que represente um valor para a sua empresa. Abuse do storytelling!

  • Quando postar

Com que frequência você acessa o Facebook? E o seu público? Saber isso é determinante para que você consiga se conectar com quem você quer. Quase sempre, a resposta será “todos os dias”. Para estudar os horários, observe na ferramenta Facebook Insights quando mais seguidores seus estão conectados e impacte-os nestes momentos.

 

Se você seguir a linha de comportamento acima, verá aumentar, e muito, a interação no Facebok da sua empresa. Claro que com a diminuição do alcance orgânico das páginas não é tão fácil impactar muitas pessoas. Mas o bom de fazer ações que promovem mais interações é que posts com muitos likes, comentários ou compartilhamentos são vistos como relevantes pelo Facebook e ele os prioriza na linha do tempo dos seus seguidores. E, se você quiser uma gestão de fan page e conteúdo no Facebook ainda mais profissional e com resultados para sua empresa, conheça a Gestão e Conteúdo para Facebook Asap10.

 

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