Quando se fala em marketing de conteúdo para internet, não devemos esquecer do SEO e nos limitar a pensar apenas em produzir um texto bom e informativo. Estas características são imprescindíveis, sim! Mas o trabalho com SEO cuidados é fundamental para o sucesso e a disseminação do seu conteúdo digital. Por isso, vamos te falar agora sobre 7 dicas práticas e simples para fazer SEO no seu site.

 

Você sabe o que é SEO?

A sigla SEO remete a Search Enginee Optimization e vamos dar ênfase aqui ao SEO On Page para sites em WordPress, segundo a definição do site Ferramentas Inteligentes:

 

“Seo on page são as configurações executadas internamente no seu site (on page) para que ele esteja amigável aos mecanismos de busca, melhorando o posicionamento do seu site e consequentemente trazendo mais visitas orgânicas originadas pelos buscadores.”
Depois, leia o artigo completo aqui.

 

Dicas Práticas de SEO

Existem muitas técnicas ligados a um bom e profissional trabalho de SEO que não caberia nesta página para explicar. Nem todas são simples. A complexidade do SEO exige, muitas vezes, conhecimentos em programação. Mas não se preocupe… Não vamos passar por estas, pois exigem estudo profissional aprofundado por muito tempo para isso. Aqui, vamos apenas te contar algumas maneiras práticas de já dar um gás no conteúdo do seu site ou blog para que seja otimizado nos principais buscadores.

 

  1. Título

O título do seu artigo deve conter as palavras-chave trabalhadas no seu texto. Além disso, ele deve estar escrito por completo (repetido) no primeiro parágrafo do seu artigo.

 

  1. Tags

Preencha todas as lacunas relacionadas à página em que vai estar o seu artigo. Isso inclui as tags “title”, “description”, “meta description” e “keywords”.

 

  1. URL

O endereço da página do seu artigo deve ser uma URL amigável, ou seja, nada de números ou códigos, mas com a descrição do que a página contém, utilizando as principais palavras-chave trabalhadas no decorrer do texto. Por exemplo, para a nossa página de consultoria em SEO neste site, a URL é: http://asap10.com.br/consultoria-seo-otimizacao-rj/. Assim, lendo o endereço já fica fácil saber do que a página se trata.

 

  1. Imagens

É muito importante que sua página de artigo contenha, além de texto, imagens relacionadas ao assunto principal. Os buscadores consideram que dão mais qualidade ao artigo, por ser mais uma forma de passar a compreensão da mensagem. Além disso, para todas as imagens da sua página, você deve descrevê-las nas tags Alt e Title, sempre utilizando as palavras-chave do texto e em harmonia com o título do artigo.

 

  1. Categorias

Os buscadores prezam organização e categorizações. Por isso, sempre que possível, utilize marcadores para os assuntos que mais trabalha. Separe o seu blog de culinária, por exemplo, nas categorias: saladas | carnes | massas | sobremesas

 

  1. Links

Eles valorizam seu artigo nos buscadores. Aqui, vale tanto para links internos (no meio do artigo algumas indicações de outras páginas do seu mesmo site) ou para links externos (ligando ao conteúdo de outras páginas que tratam do mesmo assunto). Você deve ainda trabalhar com a divulgação dos seus artigos nas mídias sociais e com parcerias para que outros sites façam links para o seu site também! Pois são novas entradas para seu site que são importantes para a otimização.

 

  1. Ética e SEO

Por mais que você ache um artigo lindo em outro site, nunca o copie! Você pode usar alguns trechos e citar a fonte, mas nunca inteiros! Além de antiético, acaba com as chances de um bom posicionamento no Google, por exemplo. Pois o robô dos buscadores detecta cópia de conteúdo e pode penalizar a página, conferindo um péssimo posicionamento.

 

Algumas Ferramentas

Para popularidade do site (Link Building)

A popularidade de um site é um fator importante para que ele seja otimizado no Google. Se você quiser aumentar a popularidade do seu site ou blog, pode fazê-lo por Link Building, ou seja, por um maior número de links relacionados ao seu site. Isso porque um dos fatores de otimização do Google é o Page Rank, que mede justamente esta popularidade por links.

Uma boa ferramenta que trabalha na construção inteligente destes links e faz ligações automáticas é o SEO Link Emperor. Ele é formado pelos mais populares serviços de Link Building, combinados para funcionar em um único lugar.

 

Para Planejamento de Palavras-Chave

Há uma ferramenta gratuita do Google para análise de palavras-chave em campanhas do adwords que pode ser utilizada para você planejar as principais palavras para seu texto de acordo com a popularidade, a demanda e a concorrência, o Keyword Planner.

Um trabalho conjugado de ferramentas que dá para fazer é pegar os resultados mais interessantes do Keyword Planner e buscar por expressões relacionadas com o Keyword Tool Dominator, que fornece variações de palavras-chave, as chamadas “de cauda longa”.

 

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