Organização é a peça chave para o sucesso de qualquer profissional, seja você empresário, funcionário ou prestador de serviços. Para fazer marketing digital, especialmente, deve-se ter muita disciplina para seguir determinadas estratégias. Quando o assunto é conteúdo digital, então… Nem se fala em outra coisa que não seja planejamento.

Entre tantas técnicas que existem para se chegar ao melhor plano de conteúdo, o importante é ter em mente que ele deve ser fácil de executar. Para isso, é importante seguir algumas etapas fundamentais. Você não precisa escrevê-las, mas deve tê-las em mente antes de chegar ao seu documento fruto do planejamento. Vamos aprender?

1) Objetivo Principal

Afinal, o que você quer com uma ação de marketing digital? É para divulgar um produto, sua empresa ou só se aproximar do seu público? Tenha em mente o seu objetivo principal ao fazer uma ação e nunca perca este ponto de vista. Vamos entender nas próximas etapas o porquê.

2) Definição das Mídias

Depois que você já sabe o que quer, fica mais fácil definir onde atuar, observando sempre onde está seu público. Também estude o perfil dele para determinar como você pode impactá-lo da melhor forma.

3) A estratégia em cada Mídia

Você definitivamente não pode montar um planejamento se não determinar um modo de alcançar o seu público. Escolha se você quer http://essay-it.com/ impactá-lo diretamente, através de uma mensagem publicitária, ou de maneira sutil, utilizando-se do inbound marketing. Mas atenção: a escolha aqui não pode ser aleatória e vai depender (muito) do seu objetivo principal.

4) O Planejamento

Agora, sim. Você já tem desenhada toda a sua estratégia, área de atuação e está com o seu objetivo principal em mente.  Vamos partir para a organização, a montar o seu plano de conteúdo!

  1. a) Planilhas

Se você domina bem o Excel, não pense duas vezes antes de montar uma planilha totalmente personalizada. Você pode colocar as linhas como dias e as colunas como meses, por exemplo, para toda a planilha. No meio dela, especifique a qual mídia se refere. Depois, é só preencher com o conteúdo. E se você ainda não usa o Excel Online, vale experimentar, pois lá há vários temas salvos, entre calendários, listas… Tudo para te auxiliar no seu planejamento.

  1. b) Aplicativos

Mas se você não domina o Excel ou simplesmente não gosta muito de usá-lo, há vários aplicativos de calendário que são excelentes para te ajudar nas tarefas cotidianas, e também no planejamento do seu conteúdo.  Há um bem interessante que dá para fixar no desktop e fica como plano de fundo, o Interactive Calendar. Totalmente gratuito, tem apenas funções básicas, o que é ótimo para você não se enrolar com muitas aplicabilidades. Mas quer saber por que usá-lo é útil de verdade? Porque com ele dificilmente você desligará o computador sem fazer nenhuma tarefa, já que ao minimizar as janelas e chegar no seu desktop, lá estará ele!

5) Periodicidade e Organização

Talvez esta seja a parte mais difícil de cumprir. Não basta planejar e deixar lá, deve-se ter disciplina e considerar todo o conteúdo e a sua estratégia montada como compromissos de verdade. Isso não significa que você precisará publicar diariamente, porque pode programar e-mails nas plataformas, posts de blog na própria plataforma do WordPress e ainda se utilizar alguma ferramenta para gerenciar suas mídias sociais, como Hootsuite, Postcron, Buffer…

Mas ainda que utilize ferramentas de programação, é bom dar uma olhada e responder pelo menos uma vez ao dia a comentários e mensagens recebidas em sites de redes sociais, além de verificar se seu conteúdo realmente foi ao ar como deveria. A dica aqui para você não se perder e deixar passar todo o seu plano de conteúdo é separar uma hora do dia para se dedicar, tanto para escrever quanto para responder ou inserir um conteúdo em alguma ferramenta.

Gostou das dicas? Então, você vai gostar ainda mais depois que aplicar e ver que fica muito mais fácil trabalhar assim. 😉